Viver como uma mulher...morrer como um homem
Tónia, travesti lisboeta, uma personagem que subverte uma certa iconografia da estética transformista

Cinema PortuguêsMais CinemaMais CinemaMais CinemaMais CinemaMelodramaMais Cinema  

Viver como uma mulher...
morrer como um homem

João Pedro Rodrigues segue o dilema interior de um travesti que deseja mudar de sexo e teme contraiar a vontade de Deus.

Há mais de 20 anos que Fernando Gomes trabalha como travesti em Lisboa: é conhecido pela personagem Deborah Cristal, que empresta ao filme muitos traços de realidade. O transformista admite que começou por pensar que era possível representar apenas, mas Tónia é uma personagem muito próxima do universo que Fernando Gomes conhece bem.

A protagonista de 'Morrer como um homem', é um travesti em fim de carreira, ultrapassado por valores mais jovens e por novas exigências. Vive a culpa católica de querer ser mulher para satisfazer as necessidades e desejos do namorado, um jovem dependente de drogas e dos cuidados de Tónia.

É este conflito interior que parece interessar o realizador João Pedro Rodrigues, que transformou Tónia numa espécie de grande dama do espectáculo, num filme que nunca mostra os palcos por onde passam os travestis.

Depois de "Fantasma" e "Odete", o realizador volta a filmar de noite, admitindo que é provavelmente onde se sente melhor para explorar a galeria de personagens que gosta de trabalhar, que desaparecem na escuridão e que tantas vezes parecem sombras.

"Morrer Como um Homem" carrega um titulo de tragédia, mas é também uma revisitação das figuras do transformismo que começaram carreira nos 80. As canções invadem o filme, na voz do elenco ou como quadros oníricos que parecem funcionar como um musical. João Pedro Rodrigues diz que este é o filme mais místico que já fez, e é apesar do elenco masculino, o filme mais feminino que já se viu do realizador.

MORRER COMO UM HOMEM

De João Pedro Rodrigues
com Fernando Gomes, Alexander David, Gonçalo Ferreira de Almeida
Melodrama
113 min
M/12
PORTUGAL, FRANÇA
2009

> Antevisão com entrevistas a João Pedro Rodrigues e Fernando Gomes

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsMais CinemaMais CinemaMais CinemaMais CinemaMelodramaMais Cinema