Você sabe quem é Jude Law?
"Minx", personagem do filme "Raiva", ou as atribulações do mundo da moda

Inédito  

Você sabe quem é Jude Law?

"Raiva", de Sally Potter, é uma visão tão original quanto desconcertante dos bastidores da moda. Não chegou às salas escuras, mas passou a estar disponível em edição em DVD.

É óbvio que o leitor desta nota sabe quem é Jude Law... Tem a certeza? Sim, claro, o actor inglês que conhecemos de sucessos como "Inteligência Artificial" (2001), "Closer" (2004) ou "Sherlock Holmes" (2009). Mas será que o reconhece nesta imagem?

É verdade: este é Jude Law na sua espantosa composição de "Minx", uma das personagens dos bastidores do mundo da moda, tal como é retratado no não menos espantoso "Raiva" (título original: "Rage"), filme de Sally Potter que não chegou às salas portuguesas, mas que já está disponível em preciosa edição em DVD.

Depois de ter passado no Festival de Berlim, "Raiva" estreou, em 2009, num evento inovador: foi transmitido, via satélite, a partir de Londres, para um conjunto de salas europeias, sendo depois disponibilizado para consumo via telemóvel (em sete episódios).

A sua própria concepção -- uma desconcertante e divertida montagem de "entrevistas" com personagens envolvidas nas convulsões estéticas e financeiras da moda -- torna-o um objecto atípico, inclassificável, de facto à procura de novos modelos de difusão.

Em todo o caso, não deixa de ser um filme apoiado num valor eminentemente clássico. A saber: a criação de um leque de personagens sustentado por um elenco de invulgar talento. Passam por "Raiva", entre outros, Steve Buscemi, Judi Dench, Dianne Weist, Eddie Izzard e Lily Cole.

Resumindo: um filme não-alinhado que, apesar de tudo, merecia a oportunidade de ter sido visto nas salas. Resta o DVD o que, bem entendido, é francamente melhor que nada.

por
publicado 18:53 - 07 agosto '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD