Documentário • Mais Cinema • Cinema Norte-americano
Wiseman: um acontecimento!
Finalmente, estreia nas salas portuguesas um filme de um dos maiores documentaristas do presente e, em boa verdade, de toda a história do cinema: o americano Frederick Wiseman.
E o grande acontecimento do nosso Verão cinematográfico é... um documentário!!!
Assina-o Frederick Wiseman, americano, 80 anos, natural de Boston, mestre do género — e mais do que isso: senhor de um universo criativo que se distingue por um olhar único, apoiado em métodos tão simples quanto fascinantes.
"A Dança — Le Ballet de l'Opéra de Paris" é uma viagem pelos bastidores da mais prestigiada companhia de dança do mundo. Mas não para tratar tudo pelo pitoresco ou pela "velocidade" (nada a ver com as montagens aceleradas dos concursos televisivos de dança). Afinal de contas, o tema fulcral da obra de Wiseman é o trabalho. Neste caso: como ensaiam, evoluem e pensam os corpos dos bailarinos.
Procurando na longa filmografia de Wiseman, encontramos um filme sobre um liceu ("High School", 1968), outro sobre um matadouro ("Meat", 1976), outro ainda sobre um hospital para doentes terminais ("Near Death", 1989). Mas o método é sempre o mesmo: percorrer, discretamente, um determinado universo institucional, respeitando a sua complexidade e tentando compreender o seu funcionamento.
Neste contexto, "A Dança" é um acontecimento à parte e, para além das fronteiras correntes entre "ficção" e "documentário", um dos filmes marcantes da exibição cinematográfica deste ano de 2010.
por João Lopes
publicado 16:05 - 16 agosto '10