Woody Allen regressa a casa
"Whatever Works": histórias de Nova Iorque

Mais CinemaCinema Norte-americano  

Woody Allen regressa a casa

Depois de quase cinco anos a filmar fora dos EUA, Woody Allen tem um novo filme americano: "Whatever Works"

Evan Rachel Wood e Larry David a passear numa rua de Nova Iorque — dir-se-ia que podia ser uma cena de um filme de Woody Allen... E é mesmo! Desde 2004 que ele não filmava nos seus cenários naturais, mas agora está de volta: "Whatever Works" marca o regresso do autor de "Annie Hall" à sua cidade natal.

Nem sempre bem acolhido pela produção (e pelo mercado) do seu país, Woody Allen tem andado por terras estrangeiras. Primeiro pela Grã-Bretanha ("Match Point", "Scoop" e "O Sonho de Cassandra"), depois pela Espanha ("Vicky Cristina Barcelona"). O certo é que se acumulavam os sinais de carência mútua: Allen precisa da ambiência made in USA e, em boa verdade, o seu prestígio interno nunca foi posto em causa (além de que, com mais de 23 milhões de dólares nas salas americanas, "Vicky Cristina Barcelona" é, em termos absolutos, um dos maiores sucessos de Allen nos últimos vinte anos).

Num certo sentido, podemos até considerar que o Oscar de melhor actriz secundária para Penélope Cruz, precisamente com "Vicky Cristina Barcelona", foi também um gesto "antecipado" de boas-vindas. Para que tudo se encaixe, "Whatever Works" foi escolhido para abertura oficial do Festival de Tribeca (um dos mais emblemáticos certames novaiorquinos, criado e patrocinado por Robert De Niro) — acontecerá a 22 de Abril; para já, o filme ainda não está anunciado para o mercado português.

por
publicado 19:48 - 08 março '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Norte-americano