Zootrópolis: a Disney melhor do que a Pixar

Animação  

"Zootrópolis": a Disney melhor do que a Pixar

O sucesso de "Zootrópolis" confirma que os filmes da Disney continuam a evoluir, e até assumem os desafios que diferenciavam os filmes da Pixar.

Artigo recomendado:
Zootrópolis: a Disney melhor do que a Pixar
Box Office
"Zootrópolis": animação da Disney conquista o mundo e a China fala de manipulação de resultados Box office do fim-de-semana nos EUA e no resto do mundo (3 a 6 de março 2016)

No novo filme da Disney os animais falam. Aliás, eles fazem diversas coisas que é habitual vermos nos filmes da Disney. Falam, andam de pé em duas patas, vestem-se, têm emoções...

A diferença substancial em relação aos animais de outros filmes do estúdio é que demonstram sentimentos contraditórios ou dúvidas morais, e resolvem os seus problemas pensando e atuando em conformidade.

Num certo sentido são muito mais parecidos com os humanos do que é habitual e os seus comportamentos levantam uma questão: o que significa ser civilizado, ou seja, humano?

Os animais evoluíram muito em "Zootrópolis", e o seu comportamento permite acentuar preconceitos atuais como racismo e sexismo, valorizando as analogias através de linhas de diálogo que remetem para o debate recorrente sobre os direitos humanos e as atitudes politicamente corretas.

Olhando para as personagens desta fábula vemo-nos ao espelho, e rapidamente percebemos que o civismo não é uma atitude forçosamente... humana.

"Zootrópolis" é o primeiro filme da Disney que assume todas as implicações do antropomorfismo como uma corrente de pensamento. É curioso observar que desde a fusão entre a Disney e a Pixar, algumas das produções da Disney tornaram-se mais interessantes, enquanto que os filmes da Pixar perderam grande parte do fascínio que tinham para o público mais adulto, num certo sentido tornaram-se mais... infantis.

"Zootrópolis" é o resultado mais evidente desta evolução. Há dez anos este filme podia ter sido incluído no catálogo criativo da Pixar...

por
publicado 15:35 - 09 março '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Animação