Cultura

Alunos madeirenses alcançam o ouro

Maria Inês Vieira Ornelas e Lucas Ismael Azevedo Faria, alunos de acordeão do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, voltam a integrar concurso internacional na Austrália e passam do bronze para o ouro.

Alunos madeirenses alcançam o ouro
Lucas Faria recebeu 92.6 pontos e dividiu a medalha de ouro com um concorrente da China, enquanto Inês Ornelas, com 95.4 pontos, foi a vencedora absoluta desta categoria sendo declarada como ‘Laureat’ (Laureada).

O concurso internacional ‘Australian Accordion Teachers Championships and International Festival’, organizado pela Associação de Professores de Acordeão da Austrália – AATA, decorreu entre os dias 20 e 27 de agosto e juntou 169 acordeonistas, de 17 países, em 35 categorias. Decorreu em formato online e o júri internacional, composto por eminentes professores, intérpretes nacionais e internacionais na área do acordeão, avaliou as performances com a pontuação entre os 0 e 100 pontos. Os nossos jovens regressaram a esta competição, depois da medalha de bronze que obtiveram no ano passado, integrando a categoria AI 15 (idades correspondidas até aos 15 anos).

É meritória a lista de participações e vitórias internacionais que estes alunos obtiveram no último ano, elevando o nome de Portugal e da Madeira pelo mundo fora. Após serem medalhados no ‘BCA International and National Graded Anniversary Festival 2021’, organizado pela Escola Britânica de Acordeonistas – BCA, alcançaram o mais alto lugar

do pódio no ‘Festival Internacional / Concurso de Acordeão e Ensembles de Acordeões - Ritmos Modernos’ (Ucrânia), trouxeram o ouro no ‘The Czech Accordion OnLine Competition’ (Rep. Checa) e venceram no ‘Akordeon Art Plus 2021’ (Bósnia).

Os jovens frequentam, atualmente, o 3º ano do curso do Ensino Artístico Especializado do Conservatório e iniciaram o seu percurso artístico nos Cursos Livres desta instituição. A responsabilidade pedagógica e artística destas participações foi do professor Slobodan Sarcevic.

As performances dos nossos alunos podem ser visualizadas através da página oficial do concurso, em https://www.facebook.com/groups/accordionsydney.