Cultura

Câmara do Funchal homenageia Sophia de Mello Breyner com evento literário

A Câmara Municipal do Funchal associa-se às comemorações oficiais do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, nos dias 29 a 31 de outubro, com a iniciativa “Oceanos Funchal – Cidade Literária”, anunciou hoje a autarquia.

Câmara do Funchal homenageia Sophia de Mello Breyner com evento literário

© DR

Esta iniciativa visa também celebrar os 600 anos da descoberta da ilha da Madeira, decorrendo o programa durante três dias preenchidos com lançamento de livros, conferências, espetáculos e muitas atividades em escolas, contando com diversos convidados nacionais.

“Este evento tem por objetivo contribuir para a contínua afirmação do Funchal enquanto cidade literária, também a nível nacional, apostando de forma especial na componente formativa, através do envolvimento de várias escolas, a partir de um programa de qualidade, acessível a toda a população”, realçou o presidente do município.

A abertura, a 29 de outubro, acontece no Teatro Municipal do Funchal com o lançamento da obra de José Viale Moutinho "Romanceiro de Terra Morta", estando previsto depois a apresentação do livro de Luís Osório, "30 Portugueses, 1 país", neste caso com a presença de Simone de Oliveira.

No dia seguinte, no Museu A Cidade do Açúcar realiza-se uma conferência sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e, no Auditório do Jardim Municipal, será levado leva à cena "O Bojador", uma peça de teatro da escritora, que tem encenação de Moncho Rodriguez e música original de Martim Sousa Tavares, neto da autora.

O programa ainda inclui uma outra homenagem a Sophia de Mello Breyner Andersen, com um espetáculo musical intitulado "Paisagens Sonoras de Poesia", com recurso a sintetizadores, interpretado por Clarisse Fernandes.

A 31 de outubro, na centenária Livraria Esperança, no Funchal, José Viale Moutinho, Luís Osório, Maria de Fátima de Ornelas Gouveia Soares, Maria João Fialho Gouveia, Rosabela Afonso e Violante Saramago Matos são os convidados da conferência "Literatura, Livros e Leitura", que integra uma sessão de autógrafos.

O programa "Oceanos, Funchal – Cidade Literária" termina no Museu Café, com uma entrevista de Pedro Mesquita a Martim Sousa Tavares, antes do encerramento oficial da iniciativa.

C/ LUSA