Cultura

Confraria estabelece geminação na Andaluzia

A Confraria Enogastronómica da Madeira esteve na XVIII Fiesta da Matança da Serra Sul de Jaén.

Confraria estabelece geminação na Andaluzia
Entre 20 e 21 de novembro de 2021, a Confraria participou na XVIII Festa da Matança da Serra Sul de Jaén, na região da Andaluzia, Espanha, onde concretizou a geminação com a Cofradía Gastronómica El Dornillo, apadrinhada pela Cofradía Gastronómica "Los Esteros", da cidade de Cádiz.

As duas irmandades comprometeram-se a manter vínculos permanentes, a fim de trocar experiências e lançar qualquer ação conjunta capaz de enriquecê-las mutuamente em todas as áreas relevantes da sua competência.

Ao longos dos dois dias, os confrades madeirenses vivenciaram as diversas atividades que compõe este evento que promove a província de Jaén, enaltecendo os seus produtos autóctones, nomeadamente: a Rota de Tapas e Doces Típicos, VI Concurso de receitas gastronómicas rurais de Jiennense; o Mercado de produtos agroalimentares e a cerimónia de entronização, na qual, o confrade madeirense, Gregório Freitas foi agraciado com membro de honra da Cofradía El Dornillo.

Ainda durante este evento, foram nomeados os embaixadores da “AOVE” (Azeite extra-virgem) pela Federación Andaluza de Cofradías y Asociaciones Gastronómicas (Fecoan): João de Deus Mellado, diretor geral do CanalSur Radio y Televisión e Pilar Aranda, Reitora da Universidade de Granada.

Na mala, os confrades madeirenses levaram da Madeira vinhos tranquilos (brancos, rosés e tintos), vinho Madeira, Rum agrícola e bolo mel, produtos muitos apreciados pelos locais, que serviram de cartão de visita para uma futura deslocação à Região.