Cultura

Conservatório com agenda cultural recheada

Instituição promove mais de 30 eventos no mês de dezembro.

Conservatório com agenda cultural recheada
O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, tem um intenso cartaz cultural durante o mês de dezembro. 

No total, será possível assistir a 32 espetáculos de alunos e audições, em vários espaços do Funchal e um pouco por toda a região, através dos polos e núcleos do Conservatório. 

Serão, assim, três recitais de alunos, uma Jam Session de Jazz, quatro concertos de Natal, seis apresentações de teatro, dois espetáculos de dança, uma audição/concerto e quinze audições públicas de alunos.

Durante este mês de dezembro, está programado mais um concerto da série ‘Jam Sessions Jazz’, promovido pelos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório (CPIJ), que tem como objetivo primordial dar-lhes um espaço onde possam desenvolver as competências associadas a esta área, tal como a sua própria linguagem musical em Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Este terceiro concerto irá decorrer no próximo dia 3 de dezembro, pelas 20h00, no Café do Museu. 

Também em contexto de FCT, estão programados dois recitais com alunos do Curso Profissional de Instrumentista (CPI). Estes concertos serão nas sextas-feiras 3 e 10 de dezembro, pelas 20h30, no Salão Nobre do Conservatório. 

Integrando a quadra natalícia, serão protagonizados quatro Concertos de Natal. Dois deles acontecerão no Palácio de São Lourenço, com o Estúdio de Música Antiga, a 10 de dezembro, e o Ensemble Vocal Feminino Ninfas do Atlântico, a 15 de dezembro, sob a orientação de Giancarlo Mongeli e Zélia Gomes, respetivamente. No dia 12 de dezembro (domingo) será apresentado outro concerto desta temática, protagonizado pela Orquestra de Sopros, Coro Juvenil e Ensemble Vocal Feminino Ninfas do Atlântico, que decorrerá no Centro de Congressos da Madeira, com início pelas 18h00, sob a batuta do professor e maestro Jorge Garcia. A complementar a planificação destes concertos, haverá outro Concerto de Natal seguido de solenização de missa, com o Coro Infantil, sob a orientação da maestrina Zélia Gomes, no dia 19 de dezembro, pelas 10h00, na Igreja de Santo Amaro.

Neste mês de dezembro está ainda agendado um recital nos hotéis do Grupo Porto Bay, neste caso no Hotel Porto Mare, com alunos do CPI, em contexto de FCT. Decorrerá na 5.ª feira, dia 16, com início pelas 17h30 e sob a direção do professor Pedro Zamora. 

O Curso Profissional de Teatro irá realizar a primeira Mostra de Teatro Juvenil ‘Sub-18’, um conjunto de espetáculos que pretende dar a conhecer os trabalhos que os alunos estão a desenvolver no âmbito das disciplinas de Interpretação e Voz. Inicia-se nos dias 3 e 4 de dezembro, pelas 21h00, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com os alunos do 2.º ano. Irão apresentar a peça ‘E Nós?’, a partir do original ‘Nós numa Corda’, de Miguel Castro Caldas, trabalho que contará com a orientação do professor João Paiva. Na semana seguinte, no dia 9, às 19h00 e às 21h00, será a vez dos alunos do 1.º ano do curso, com ‘O Domador de Sonhos’. Este trabalho será realizado, igualmente, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com a orientação do professor Diogo Correia Pinto. Para finalizar, no dia 17 de dezembro, às 15h00 e às 21h00, entram em cena os alunos do 3.º ano com a peça ‘Os Anjos Tossem Assim’, de Sandro William Junqueira. Desta vez, a apresentação será na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, bem no centro da vila, e terá a direção da professora Diana Pita.

O Cursos Livre de Dança irá apresentar, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, 2 sessões de ‘A Fábrica de Chocolate’, no dia 17 de dezembro, com uma sessão às 17h00 e outra às 20h00. 

A Orquestra de Sopros B dos Cursos Livres em Artes, irá promover, ainda, uma audição/concerto, no Colégio de Santa Teresinha, no dia 18 de dezembro, pelas 16h00. 

Para além disso, os diversos polos e núcleos do Conservatório realizam as suas audições públicas de alunos, abertas ao público, no total de 15 audições.