Cultura

Escritor João de Melo e mostra bibliográfica marcam Dia Mundial do Livro na Madeira

Escritor João de Melo e mostra bibliográfica marcam Dia Mundial do Livro na Madeira

© DR

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), recebe hoje o escritor João de Melo para uma sessão aberta ao público que visa assinalar, na Região, as Comemorações alusivas ao Dia Mundial do Livro. Uma sessão de entrada livre, focada no percurso literário do autor e nos 30 anos da obra “Gente Feliz com Lágrimas”.

Com mais de vinte livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), João de Melo tem obras traduzidas em mais de dez países. Ao romance “Gente Feliz com Lágrimas” foram atribuídos cinco prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). O livro foi, ainda, adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros e, ao teatro, por João Brites, para o grupo «O Bando». Integra o Plano Nacional de Leitura para o ensino secundário. Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira e em março deste ano, o Ministério da Cultura atribuiu-lhe a Medalha de Mérito cultural.

Também integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro, abre ao público hoje, no átrio do ABM, a mostra bibliográfica “Primórdios da Biblioteca Pública e primeiras coleções”. Uma exposição que assinala as quatro décadas da Biblioteca Pública, com a apresentação de um conjunto de publicações adquiridas em 1978/1979, época da criação da Sala de Documentação Contemporânea (anterior designação da Biblioteca Pública).