Cultura

Escritora madeirense premiada no Brasil

Ana Teresa Pereira é a primeira mulher a vencer o Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa 2017

Escritora madeirense premiada no Brasil

A escritora madeirense Ana Teresa Pereira. © DR

A escritora madeirense Ana Teresa Pereira foi escolhida hoje como vencedora do prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa de 2017, organizado anualmente pelo Itaú Cultural no Brasil, com o romance "Karen".

Em segundo lugar ficou autor brasileiro Silvano Santiago, que concorreu com a obra "Machado", seguido pelo poeta português Helder Moura Pereira, com o livro "Golpe de Teatro".

Fechando a lista de vencedores, em quarto lugar foram escolhidos dois autores, a poeta portuguesa Maria Teresa Horta, com o livro "Anunciações", e o romancista brasileiro Bernardo Carvalho, com a obra "Simpatia pelo Demónio".

Ana Teresa Pereira nasceu no Funchal, Ilha da Madeira, onde vive. Publicou o primeiro livro em 1989, "Matar a imagem", e desde então publica regularmente.

Entre suas obras destacam-se "Se nos encontrarmos de novo", vencedor do prémio PEN Clube na categoria Ficção, "A Neve, O Lago", que obteve com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, entre outras.

Este ano, o prémio Oceanos, que até 2014 se chamava Portugal Telecom, expandiu-se e passou a aceitar obras de escritores de língua portuguesa com livros publicados em qualquer país do mundo, aumentando a amplitude da sua atuação.

A organização também passou a aceitar inscrições de livros de poesia, prosa de ficção, dramaturgia e crónica que foram publicados apenas no formato digital.


LUSA



                 O romance "Karen".