Cultura

Fada Ofélia no Teatro Municipal Baltazar Dias

Peça de teatro estreia esta sexta-feira.

Fada Ofélia no Teatro Municipal Baltazar Dias
No âmbito do Festival MARIOFA 2021, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Equipa de Animação da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação, estreia, sexta-feira, (8 de outubro), às 10 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a história “O sonho da fada Ofélia”, em teatro de marionetas, numa adaptação do livro "A fada Ofélia e o véu da noiva", de Maria Aurora Carvalho Homem.

Os objetivos desta atividade visam a sensibilização em áreas como: a consciência ecológica; a importância de exprimir os sentimentos e emoções; a descoberta de valores, tais como a partilha, a amizade, laços familiares, coragem e empatia. A história reforça, sobretudo, a importância da entreajuda como vínculo de convivência. Pretende-se ainda sensibilizar para a importância da leitura e da escuta ativa e despertar a curiosidade e o desejo pelo conhecimento científico por parte das crianças.

A Equipa de Animação da DSEA elabora, adapta as histórias, idealiza e confeciona os adereços, cenários e guarda-roupa. O seu principal objetivo é o de apresentar às crianças dos jardins de infância e da educação pré-escolar da RAM, animações de expressão musical e dramática de forma a promover um trabalho interdisciplinar que estimula a imaginação e a fantasia nos mais novos. Neste sentido, surge a história intitulada "A fada Ofélia e o véu da noiva" que narra a aventura de um menino chamado Pedro e de uma pequena gota de água.


Sinopse:

No alto do Fanal, o avô do Pedro aguarda a sua chegada para passarem as férias juntos. Nesse lugar mágico, as histórias do avô proporcionam ao Pedro a vivência de novas aventuras, que, entretanto, conhece uma pequena gota de água que lhe confia o seu maior desejo.

Será o Pedro capaz de ajudar a gotinha de água a realizá-lo?

Que aventuras o Pedro e a sua amiga irão experienciar?

Vamos descobrir juntos?

Esta aventura será exibida nos estabelecimentos de educação e ensino entre 18 de outubro e 3 de novembro do corrente ano.