Cultura

Museu Baleia apresentou plano de atividades

O Museu da Baleia da Madeira – Município de Machico apresentou, ontem, o plano das atividades educativas para o ano letivo 2021-2022. À semelhança dos anos anteriores, este programa alinhado com a missão da instituição procura complementar o currículo escolar do sistema educativo regional.

Museu Baleia apresentou plano de atividades
As atividades potenciam a relação do Museu da Baleia com a comunidade educativa, alertando para a importância da conservação do património cultural, através da exploração do acervo museológico, promovendo a aprendizagem na área das ciências, no geral, e em particular, dos cetáceos e do meio marinho.

Apesar de se manter a tipologia das atividades, são abordados novos conteúdos, privilegiando e acentuando a componente prática.

Assim, este programa disponibiliza, entre outras atividades, visitas de estudo, diferenciadas por ano de escolaridade, desde o pré-escolar até ao secundário, idas às escolas com ações que englobam palestras e atividades experimentais, exploração pedagógica de contos encenados, ao nível do 1º ciclo, ações ambientais de recolha de resíduos nas praias e noutros espaços e o projeto criativo BaleiArte, este ano com a temática EcOceano, associando-se à iniciativa Ano Europeu das Cidades Mais Verdes. Este projeto visa sensibilizar para a necessária preservação e expansão dos espaços verdes, dadas as suas repercussões nos ecossistemas marinhos.

Esta apresentação foi precedida pela formalização de parcerias com cinco escolas do primeiro ciclo do Concelho de Machico, nomeadamente, EB1/PE e Creche do Caniçal, EB1/PE e Creche de Água de Pena, EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, EB1/PE e Creche de Maroços e Santo António da Serra e Escola Sant’Ana – Externato.

Pode consultar o plano de atividades através da seguinte hiperligação: