Cultura

Noite europeia dos Museus assinalada na Madeira

Um dia depois das comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Madeira integra, no próximo sábado, as celebrações da “Noite Europeia dos Museus”.

Noite europeia dos Museus assinalada na Madeira

© Governo Regional da Madeira

No dia 19 de maio, os museus funcionam num horário alargado e gratuito que contempla várias iniciativas, em três espaços: Museu Quinta das Cruzes, MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e Universo de Memórias.

O Museu Quinta das Cruzes funcionará no seu horário normal (10.00 – 12.30 horas /14.00 -17.30 horas) reabrindo depois, entre as 19.00 horas e a meia-noite, para assinalar a data, sendo neste período noturno as entradas gratuitas.

O programa tem início pelas 19.30 horas, com uma visita guiada às coleções do Museu, ao que se segue, pelas 20.30 horas, um Concerto de Orquestrofone e, pelas 21.00 horas, a atuação musical do Grupo de Fados da Associação Académica da UMa “Fatum”, ambos a ter lugar nos Jardins do Museu.

Às 21.30 e às 22.00 horas, terão lugar duas visitas-jogo destinadas ao público infantojuvenil, entre os 6 e os 12 anos, tendo por base a visita ao Museu através de uma plataforma digital, atividade que carece de pré-inscrição através de telefone (291 740 670) ou por e-mail (mqc.drc.sretc@gov-madeira.pt). A ação finaliza com mais uma visita guiada, destinada ao público em geral, pelas 22.30 horas.
Já no MUDAS, a “Noite Europeia dos Museus” celebra-se com entradas gratuitas, a partir das 17.00 horas e com um Concerto de Guitarra Clássica, pelas 19.30 horas, a cargo do compositor, guitarrista e intérprete húngaro Sándor Mester. Concerto de entrada livre que será transmitido, em direto, na página do Facebook do Museu.

Durante o dia, haverá lugar para a III Edição da Oficina Criativa de Conto CONTARTE, destinada às crianças e famílias (entre as 11.15 e as 12.15 horas) e para uma visita orientada, pelas 17.45 horas, gratuita mas com necessidade de inscrição através do telefone 291820900 ou e-mail: mudas@madeira.gov.pt.

Finalmente, o Universo de Memórias João Carlos Abreu associa-se a esta comemoração abrindo portas em horário alargado, com duas exposições que poderão ser vistas no espaço, além de outras iniciativas e apontamentos musicais previstos.