Cultura

Orquestra promove concerto na Assembleia

Ensemble XXI apresenta-se em palco com duas obras do compositor madeirense António Pereira da Costa.

Orquestra promove concerto na Assembleia
"O barroco musical madeirense de António Pereira da Costa no próximo sábado, 09 de outubro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, pelo Ensemble XXI numa proposta artística estruturante no panorama cultural da Região pela Orquestra Clássica da Madeira.

Um concerto a não perder onde serão interpretados dois (Nºs 2 e 6) dos concertos do ciclo de 12 Concertos Grossos do compositor madeirense António Pereira da Costa, que foi mestre de Capela da Sé do Funchal no início do Séc. XVIII.
 
A Orquestra Clássica da Madeira tem o orgulho de abraçar, continuadamente, uma postura de salvaguarda e divulgação do património imaterial musical da região através da interpretação de obras de referência da nossa história, levando, para o efeito, a palco obras que aos poucos entram com naturalidade na programação das nossas estruturas artísticas internas como em programações em temporadas no território nacional e internacional.

Juntamente com Pereira da Costa, o público terá também a oportunidade de ouvir o Divertimento Op. 2 de Joseph Haydn e a Sinfonia nº 3 em Dó maior para Orquestra de Cordas de Fr. Benda.

Tudo isto para ouvir e fruir, sábado, a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira pelo Ensemble XXI que dará corpo sonoro a estas obras através dos seus músicos experientes e dedicados", refere em comunicado o Diretor Artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Noberto Gomes. 

Os bilhetes custam entre 15€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10-18 horas, e no dia no local do concerto, a partir das 15 horas.



PROGRAMA:

Fr. Benda [1709 -1786] - Sinfonia nº3 em Dó Maior

António Pereira da Costa [1697 – 1770] - Concerto Grosso Nº2

António Pereira da Costa [1697-1770] -Concerto Grosso Nº6

J. Haydn [1732-1809] - Divertimento op.2, nº5 Ré Major



MÚSICOS:

Yury Kyrychenko. Violino

Elena Kononenko. Violino

Olga Proudnikova. Violino

Vladimir Proudnikov. Violino

Maxim Taraban. Violino

Anahit Dalakyan. Violino

Rostyslav Kuts. Viola

Treneddy Maggiorani. Viola

Stella Silvian. Violoncelo

Mikolaij Lewkowicz. Violoncelo

Marcello Romagnuolo. Contrabaixo

Tiago Vaz. Contrabaixo

Giancarlo Mongeli. Cravo