Cultura

Três espetáculos do D.Maria II chegam no Baltazar Dias em 2018

"Lear" em janeiro, "Sweet Home Europe" em maio, e "Montanha Russa" em junho, são os espetáculos em estreia no Funchal

Três espetáculos do D.Maria II chegam no Baltazar Dias em 2018

Teatro Municipal Baltazar Dias © DR

O Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, recebe na próxima temporada artística, que se inicia a 8 de setembro, três espetáculos do Teatro D.Maria II, no âmbito da Rede Eunice, anunciou a Câmara Municipal.

Uma nota divulgada pelo município funchalense adianta que no principal palco da cidade vão ser apresentados, integradas na Rede Eunice, o projeto criado para "disseminar pelo país o que de melhor se faz no teatro português", as peças "Lear" (janeiro), "Sweet Home Europe" (maio) e "Montanha Russa" (junho), integradas no programa de itinerância do teatro nacional, em 2018, batizada em homenagem à atriz Eunice Muñoz.

O presidente do município do Funchal, Paulo Cafôfo, destaca o esforço feito para "revitalizar Baltazar Dias, ao longo destes quatro anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e, naturalmente, de opções para o cartaz."

O autarca refere que o Teatro Municipal do Funchal "bateu, em 2016, o seu recorde de espetadores", recordando que 48 mil pessoas frequentaram "esta que é a sala de espetáculos mais simbólica da Madeira, o que representa um aumento de 25% em relação a 2014 e coloca a média de ocupação da sala acima da média nacional."

Paulo Cafôfo aponta também que a Câmara do Funchal organizou, desde o início de 2014 e até junho de 2017, um total de 122 eventos de natureza cultural nos mais diversos quadrantes, considerando ser "revelador" da aposta feita na Cultura.

"O Baltazar Dias recuperou a relevância que merecia e tem sido, de facto, a nossa montra mais notável", afirma.

O responsável menciona que, além dos três espetáculos do Teatro Nacional D.Maria II, de Lisboa, haverá "várias outras novidades, à semelhança dos últimos anos".

A encenação de "Lear", inspirada no "Rei Lear", de William Shakespeare, está programada para janeiro de 2018.

Em maio será a vez de subir ao palco o projeto "Sweet Home Europe", um texto do autor italiano Davide Carnivale, "representado pela primeira vez em Portugal, sobre o confronto entre homens de poder de países ricos e países pobres", como destaca o comunicado.

Este espetáculo será dirigido pelo encenador João Pedro Mamede, contando no elenco com os atores Margarida Vila Nova, João Vicente e o próprio João Pedro Mamede.

A "Montanha Russa", encenada por Miguel Fragata e Inês Barahona, é o espetáculo musical programado para junho do próximo ano, versando o tema da adolescência, que terá a presença da cantora dos Clã, Manuel Azevedo.


LUSA