Desporto

Há 17 anos Cristiano Ronaldo estreava-se no Sporting

A 14 de agosto de 2002, o treinador romeno Laszlo Boloni chamava um jovem de 17 anos, Cristiano Ronaldo, para render Tonito no jogo da primeira "mão" da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Há 17 anos Cristiano Ronaldo estreava-se no Sporting

© DR

A estreia absoluta de Cristiano Ronaldo com a camisola do Sporting ficava marcada por 32 minutos em campo e um empate sem golos com os italianos, que viriam a afastar os "leões" da fase de grupos da "Champions" com a vitória por 2-0 em Milão.

Nesse jogo, Ronaldo partilhava o banco de suplentes do campeão de 2001/2002 com Paulo Bento, antigo selecionador de Portugal. No "onze" estavam Rui Jorge, selecionador de sub-21, Ricardo Quaresma, que esteve com Ronaldo no Euro2012, ou Beto, que integrou a estrutura diretiva dos "leões".

Formado nas escolas do Sporting, o madeirense, "resgatado" ao Nacional, acabou por ter uma passagem fugaz pela equipa principal dos "verde e brancos", muito por culpa de Alex Ferguson, fascinado com a exibição de Ronaldo num particular que serviu para inaugurar o novo estádio de Alvalade, a 06 de agosto de 2003.

Ronaldo não marcou no triunfo do Sporting por 3-1, mas, pouco depois, assinava pelo clube inglês. Em seis anos no clube de Old Trafford, o avançado colecionou títulos e prestígio, embora na primeira metade desse período tenha "colidido" com a hegemonia do Chelsea de José Mourinho.

Depois de muitas especulações, Cristiano Ronaldo foi para o Real Madrid, e participou da temporada 2009-2010. Foi a contratação mais cara do clube, que tinha outros jogadores de destaque mundial como Kaká, Zidane, Ronaldo e Roberto Carlos, que fizeram parte da primeira fase das grandes estrelas do time espanhol, que ficaram conhecidos como os Intergalácticos.

Em 2011, Ronaldo chegou a marcar 53 golos.

A 10 de julho de 2018 foi anunciada a transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus. Estreia-se a 17 de agosto na série A do Campeonato Italiano, no jogo Juventus e Chievo, mas foi só no quarto jogo, conta o Sassuollo, que Cristiano Ronaldo marcou dois golos e garantiu a vitória por 2 a 1.

Em 2018, Cristiano Ronaldo marcou 49 golos entre Real Madrid, Juventus e Seleção Nacional e venceu prémio de melhor jogador nos Globe Soccer Awards pela quinta vez, depois de o ter conquistado em 2011, 2014, 2016 e 2017.