Desporto

Portugal integra grupo principal da Liga das Nações da UEFA

Fazem também parte desta liga as seleções da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda

Portugal integra a liga A da Liga das Nações da UEFA, divulgou hoje o organismo que tutela o futebol europeu, um dia depois de ficar concluída a qualificação europeia para o Mundial2018, que confirmou o alinhamento.

Para além da seleção portuguesa, que ao derrotar na terça-feira a Suíça por 2-0, no Estádio da Luz, garantiu o apuramento direto para a fase final que decorrerá na Rússia, figuram ainda neste grupo a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda.

A UEFA informou que as seleções serão divididas em quatro grupos de três equipas, com os vencedores de cada um desses grupos a seguirem depois para a fase final da Liga das Nações, composta por meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final, a disputar em junho de 2019.

O organizador da fase final será conhecido em dezembro de 2018, sendo um dos quatro países finalistas.

Em sentido oposto, os quartos classificados dos grupos serão despromovidos à Liga B para a edição de 2020. As quatro seleções mais bem classificadas não apuradas para o Euro2020 disputarão em março desse ano um 'play-off' para lutar por uma vaga na fase final.

A Liga B é composta pela Áustria, País de Gales, Rússia, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, República da Irlanda, Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa, Turquia, enquanto na Liga C figuram a Hungria, Roménia, Escócia, Eslovénia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estónia e Lituânia.

Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia, Geórgia, Arménia, Letónia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, São Marino e Gibraltar compõem a Liga D.

Segundo a UEFA, para determinar os alinhamentos, as 55 seleções foram divididas de acordo com a respetiva posição no 'ranking' após a conclusão da qualificação europeia para o Mundial, não sendo para tal considerado os resultados do 'play-off, que ainda vai decorrer.

O sorteio da fase de grupos da Liga das Nações será em 24 de janeiro de 2018, em Lausana, na Suíça, decorrendo as jornadas entre 6 e 8 de setembro e 18 e 20 de novembro desse ano.

No início de dezembro serão sorteadas as meias-finais, decorrendo a fase final de 5 a 9 de junho de 2019.

As seleções em grupos de três jogarão em quatro das seis jornadas e caso a decisão do Comité Executivo da UEFA se mantenha por ocasião do sorteio, a Rússia e Ucrânia não poderão ser sorteadas para o mesmo grupo, o mesmo sucedendo com a Arménia e o Azerbaijão.

O sorteio do 'play-off' de apuramento para o Europeu de 2020 está marcado para 22 de novembro de 2019 e os jogos decorrerão em 26 e 31 de março de 2020.


LUSA