Economia

Euro em queda face ao dólar com pessimismo quanto a recuperação económica

O euro estava hoje a descer face ao dólar devido ao pessimismo quanto à recuperação económica perante o aumento do número de casos de Covid-19.

Euro em queda face ao dólar com pessimismo quanto a recuperação económica

© DR

Às 17:55 (hora de Lisboa), a moeda única europeia negociava a 1,1288 dólares, quando na segunda-feira ao final da tarde seguia a 1,1311 dólares.

Depois de na segunda-feira os mercados terem estado otimistas, pondo esperança numa recuperação mais rápida, hoje o dia foi de pessimismo, alavancado em surtos de Covid-19 em vários países e nos possíveis efeitos económicos(desde logo de novos confinamentos gerais da população).

Na Austrália, as autoridades decidiram confinar a cidade de Melbourne por seis semanas, o que envolve quase cinco milhões de pessoas.

Também hoje a Comissão Europeia divulgou novas projeções para a economia, agravando a previsão de recuo no conjunto da União Europeia para 8,3% do Produto Interno Bruto (em maio tinha previsto uma recessão de 7,4%) e antevendo que os choques provocados pela pandemia da Covid-19 levem este ano a uma contração das economias dos 27 Estados-membros sem exceção.

Para 2021, o órgão executivo comunitário projeta que a retoma seja mais moderada (5,8%, contra a projeção de 6,1% na primavera), compensando apenas parcialmente a queda deste ano.

Na Alemanha foi conhecido que a produção industrial subiu 7,8% em maio, face a abril, depois de em março e abril ter registado a maior queda em quase 30 anos.

C/Lusa