Economia

Foram constituídas 346 sociedades na Madeira no segundo trimestre de 2022

No trimestre em referência, o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo, tendo sido criadas 346 novas sociedades.

Foram constituídas 346 sociedades na Madeira no segundo trimestre de 2022
Foram criadas 346 novas sociedades na Região Autónoma da Madeira no segundo semestre de 2022, um valor maior ao número de dissoluções, registando-se em 142 sociedades. Analisando os dados, chegamos à conclusão que o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo em 204 sociedades.

Um dado que pressupõe algumas melhorias tendo em conta o estado atual da economia global. No sector da agricultura, a comercialização de banana na primeira venda, no 2.º trimestre de 2022, registou uma variação positiva face a idêntico trimestre do ano anterior (+16,2%), o mesmo sucedendo com o abate de frango (+12,4%) e com a produção de ovos (+21,1%). Ainda no sector primário, o valor da pesca descarregada registou uma diminuição de 13,4%, em termos homólogos, explicada pelo comportamento das capturas de atum e similares, que caíram 25,5%.

No domínio da energia, é de referir que a emissão de eletricidade (cuja evolução consiste na melhor aproximação à variação da produção/consumo que está disponível em termos infra-anuais) aumentou 10,6% em termos homólogos, no trimestre em análise. Na construção, a comercialização de cimento (primeira venda) registou, no 2.º trimestre de 2022, um acréscimo de 9,2% face ao mesmo período do ano passado.