Economia

Navios cargueiro vão descarregar no porto do Funchal

A forte agitação marítima, que se tem feito sentir na costa sul da Madeira, tem impedido a descarga dos navios de mercadorias no Porto do Caniçal.

Navios cargueiro vão descarregar no porto do Funchal

© DR

Uma vez que as previsões apontam para o estado do tempo se mantenha até à próxima quinta-feira, levaram a Administração de Portos da Madeira – APRAM a autorizar, excecionalmente, a atracação de dois navios no porto do Funchal.

O primeiro navio a acostar será o “Ponta do Sol”, ao princípio desta noite, de modo a poder descarregar gado vivo, que se encontra a bordo há vários dias, sendo por isso prioritário, seguindo-se, amanhã, o “Funchalense 5” que vai descarregar produtos perecíveis e contentores de gás.

A restante mercadoria transportada por estes navios dois navios, mas considerada não prioritária, bem como pelo “Ilha da Madeira”, será descarregada no Porto do Caniçal assim que as condições marítimas o permitam.

Os pilotos da APRAM têm estado a avaliar as condições marítimas, de modo a averiguar a possibilidade de acostagem em segurança, o que até agora não foi possível.

O “Ponta do Sol” deveria ter atracado no passado domingo, no Porto do Caniçal, pelas 22h00. Como não conseguiu, ficou a pairar na costa norte, onde ontem teve a companhia de outros dois porta-contentores, o “Funchalense 5” e o “Ilha da Madeira”.