Economia

Vinhos tranquilos da Madeira em destaque em Lisboa

Entre os próximos dias 16 e 18 de outubro, terá lugar, em Lisboa, a feira ‘Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores’, considerada um dos maiores eventos do sector vínico em Portugal.

Vinhos tranquilos da Madeira em destaque em Lisboa

© DR

Neste evento, com o apoio do IVBAM irão participar três produtores de Vinhos Tranquilos da Madeira, Duarte Caldeira e Filhos - Seixal Wines; Quinta do Barbusano; e Seiçal – Sociedade de Produtores de Vinho do Seixal, os quais ocuparão dois stands contíguos, dando a conhecer e a provar os seus vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes

Esta feira, organizada pela revista ‘Grandes Escolhas’, uma publicação de referência no mercado nacional, congrega produtores de todas as regiões do país, os quais apresentam as suas últimas colheitas e as grandes novidades para o ano de 2021.

Nesta edição, que contará com a presença de mais de 400 produtores de vinhos, a organização do evento prevê um elevado número de visitantes, numa afluência superior a 16 mil pessoas.

Face à grande dimensão expositiva desta feira, o IVBAM pretende com esta presença reforçar a promoção dos nossos tintos, brancos, rosés e espumantes no mercado nacional, potenciando uma rede de laços comerciais vitais para o crescimento do setor.

Com efeito, no que se refere ao mercado de Portugal Continental, comparando períodos homólogos (de 1 de janeiro a 30 de junho) de 2020 com 2021, verifica-se que houve um crescimento da comercialização de vinhos tranquilos da Madeira na ordem dos 200% em quantidade e de cerca de 211% em valor. "Este indicador é muito motivador e realça o potencial crescimento dos vinhos tranquilos da Madeira no mercado continenta", lê-se no comunicado enviado à redação pelo IVBAM. 

Esta ação promocional enquadra-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, cofinanciado a 85% no âmbito do Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020 e o restante suportado pelo Orçamento Regional.