Eventos

Semana da Mobilidade do Funchal começa este domingo

A Câmara Municipal do Funchal organiza, entre os dias 16 e 22 de setembro, a edição 2018 da Semana da Mobilidade, que terá iniciativas diárias na Avenida Arriaga

Semana da Mobilidade do Funchal começa este domingo

© CMF

O Departamento de Mobilidade e Trânsito da Câmara do Funchal preparou, a partir deste domingo, várias atividades destinadas a públicos de todas as idades, no sentido de sensibilizar e cativar a população para estas temáticas, sejam de cariz desportivo, pedagógico, técnico e cultural, incluindo a apresentação de várias medidas inovadoras.

Este domingo a Avenida do Mar vai encerrar ao trânsito entre as 9h00 e as 14h00 (entre a Rotunda da Autonomia e a Rotunda da Avenida Sá Carneiro), para a realização de várias atividades desportivas abertas a toda a população (cycling, zumba, rampas para bicicletas, patinagem, jogos inclusivos, entre outros).

Também de manhã, pelas 11h30, terá lugar na Avenida Arriaga, a abertura da exposição “Mobilidade Urbana Sustentável: Preparando o futuro do Funchal”, que será complementada por uma exposição de veículos menos poluentes. O Grande Prémio de Atletismo do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal também decorre este domingo de manhã.

Durante a Semana da Mobilidade, serão igualmente apresentados um corredor Kiss & Ride na Escola dos Salesianos, uma Rede de Monitorização de Tráfego em tempo real, uma passadeira semaforizada ao nível do pavimento (smart cross), um sistema integrado de eficiência energética e segurança rodoviária e o Projeto Monumental Acessível.

No dia 20 de setembro o Teatro Municipal Baltazar Dias recebe a conferência “Mobilidade Urbana e a Importância da Gestão Integrada no Planeamento Urbano”, com entradas livres. A iniciativa visa apresentar a política estratégica da Câmara Municipal do Funchal ao nível da mobilidade urbana. A conferência vai reunir vários especialistas nacionais, entre eles, André Pestana dos Santos (Comissão Europeia) e Teresa Ponte Leão (Associação Portuguesa do Veículo Elétrico).

A Semana da Mobilidade termina no dia 22, com uma campanha de promoção à mobilidade ciclável. “Vamos Todos Pedalar” é o mote da ação que terá lugar nesse dia, com concentração às 19h30 na Rotunda da Avenida do Infante.