Política

Açores melhor que a Madeira

O presidente do Governo dos Açores considerou hoje que a região é "um bom exemplo" no combate da situação pandémica de covid-19 nas suas diversas vertentes, estando "mais controlada" do que outras regiões do país.

Açores melhor que a Madeira
"Felizmente, nos Açores, quer no que diz respeito ao controlo epidemiológico, numa primeira fase, fomos sempre muito mais contidos e controladores, também com o bom comportamento dos cidadãos e das pessoas em geral", afirmou José Manuel Boleiro.

O líder do executivo açoriano falava no final de audiência concedida hoje, em Ponta Delgada, ao Chefe de Estados Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo, tendo destacado o "excelente resultado da vacinação".

José Manuel Boleiro considerou que "tanto no controlo epidemiológico como no domínio da vacinação, os Açores são um bom exemplo e uma referência", tendo o Serviço Regional de Saúde "sempre a capacidade de dar resposta, com o reforço de meios e competências, para fazer face a casos de internamentos".

De acordo com Boleiro, tem sido possível conciliar o convívio social e a economia com a pandemia da covid-19, sendo que "se tivesse que fazer um balanço era positivo", nas várias componentes.

O governante afirmou que os Açores estão "muito mais controlados" do que a Madeira e o continente.

José Manuel Boleiro admitiu recorrer, tal como no continente, aos militares para reforçar na região as linhas de apoio da covid-19, "estando-se a criar sinergias" para atingir este objetivo.

O arquipélago regista presentemente 3.469 casos ativos, sendo 2.337 em São Miguel, 545 na Terceira, 262 no Faial, 197 no Pico, 58 em Santa Maria, 41 nas Flores, 22 em São Jorge, quatro no Corvo e três na Graciosa.