Política

Afastamentos e entradas no Governo envoltos em polémica

Eduardo Jesus diz ter sido demitido, Sérgio Marques diz não fazer sentido continuar face à nova orgânica, e Paula Cabaço passa de dispensada a secretária do Turismo (Vídeo)

© DR

A presidência do Governo Regional da Madeira anunciou esta semana a quarta remodelação do XII Executivo Regional, com a saída de três secretários regionais e a criação da figura de um vice-presidente.

"O presidente do Governo Regional da Madeira decidiu proceder a uma reestruturação da composição do executivo que lidera", diz a nota emitida pela Quinta Vigia.

Assim, irá ocupar o cargo de vice-presidente do Governo Madeirense Pedro Calado, que ficará com as pastas das Finanças, da Economia, dos Transportes e com a coordenação política.

Saem do executivo Eduardo Jesus (Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura), Rui Gonçalves (Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública) e Sérgio Marques (Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus).

A composição do XII Governo da Região Autónoma da Madeira passa, assim, a ser composta por: presidente do Governo Miguel Filipe Machado de Albuquerque e vice-presidente Pedro Calado.

Paula Cabaço fica a titular das pastas do Turismo, Cultura e Assuntos Europeus, Rita Andrade com a Inclusão, os Assuntos Sociais e Habitação, Jorge Carvalho com a área da Educação, Juventude, Desporto, Assuntos Parlamentares e Comunidades e Humberto Vasconcelos com as áreas da Agricultura e das Pescas.

A Secretaria da Saúde é liderada por Pedro Ramos, a Secretaria Regional do Ambiente por Susana Prada e a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas por Amílcar Gonçalves.

Esta é a quarta remodelação do Governo Regional. A Secretaria Regional da Saúde já teve duas remodelações (Manuel Brito e Faria Nunes) e a da Inclusão Social uma devido à saída de Rubina Leal para concorrer à presidência da Câmara Municipal do Funchal nas eleições autárquicas de 1 de outubro.