Política

Assembleia Legislativa da Madeira assinala Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

O edifício da Assembleia Legislativa da Madeira iluminou-se, na noite passada, de vermelho para assinalar o Dia Mundial da Luta contra a Sida, que se comemora todos os anos a 01 de dezembro, e assim vai continuar até à próxima quinta-feira.

Assembleia Legislativa da Madeira assinala Dia Mundial de Luta Contra a SIDA
O lema deste ano é “Acabar com as Desigualdades. Acabar com a Sida. Acabar com as Pandemias”. A campanha pretende chamar a atenção a necessidade de exterminar as desigualdades que promovem a tendência para a SIDA e outras pandemias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF destacam que, em 2020, mais de 37 milhões de pessoas tinham VIH, sendo que 73%, destas, recebem terapia antirretroviral vitalícia. Segundo os mesmos dados, 680 mil pessoas morreram, no ano passado, devido a doenças relacionadas com VIH. As estimativas indicam que a cada 2 minutos uma criança é infetada no mundo.

Ao iluminar o edifício de vermelho o Parlamento madeirense associa-se à campanha nacional e mundial que procura alertar as consciências para a necessidade de não deixar ninguém para trás, principalmente nesta época marcada pela pandemia da Covid-19.

Fundado em 1988, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA foi o primeiro dia internacional da saúde global. Todos os anos, as agências das Nações Unidas, os governos e a sociedade civil unem-se para fazer campanha em torno de temas específicos relacionados ao VIH.