Política

Eduardo Jesus assume lugar de deputado como independente

Ex-secretário do Turismo da Madeira foi "dispensado" pelo presidente do governo regional da Madeira e, ao assumir o lugar de deputado, 'quebra' a maioria parlamentar do PSD, por ter sido eleito como independente

Eduardo Jesus assume lugar de deputado como independente

© DR

O ex-secretário regional do Turismo, Economia e Cultura da Madeira Eduardo Jesus afirmou hoje que irá assumir o lugar de deputado como independente, sem criar resistência, porque a "eleição tinha compromissos com a população que têm de ser honrados".

Eduardo Jesus foi "dispensado" pelo presidente do governo regional da Madeira e, ao assumir o lugar de deputado, 'quebra' a maioria parlamentar do PSD, por ter sido eleito como independente, mas garante que se irá "manter independente" e fará parte do grupo parlamentar do PSD-M.

"Foi com essa promessa, feita à população, que se chegou a uma maioria absoluta e que se chegou a formar governo e é com essa mesma expetativa que as pessoas vivem e esperam que o governo cumpra com os compromissos que assumiu", afirmou, ressalvando que no papel de deputado na assembleia irá defender os interesses da Madeira.

"Vou fazer parte do grupo parlamentar do PSD, mantendo-me como independente, aliás como desempenhei as minhas funções no governo", declarou, afirmando ainda ser "isso que o PSD quer".

Eduardo Jesus afasta, desta forma, qualquer leitura política sobre a sua condição de independente, ressalvando, no entanto, que a sua "expetativa não era de interromper o mandato a meio quando as coisas estavam todas a correr bem", na sua perspetiva.

Com Eduardo Jesus, segue para a Assembleia Legislativa da Madeira o também ex-secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.

Refere que irá assumir o lugar "por respeito à população que o elegeu" e quando questionado sobre o que terá pesado na decisão de ter sido afastado apenas respondeu que "na política não há estados de alma".

A presidência do Governo Regional da Madeira anunciou no dia 11 de outubro uma remodelação do XII Executivo Regional, com a saída de três secretários regionais e a criação da figura de um vice-presidente.

De saída estão os titulares das pastas dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e das Finanças e Administração Pública, Rui Gonçalves.



LUSA