Política

JPP propõe redução do peso das mochilas escolares

JPP propõe redução do peso das mochilas escolares

© DR

O deputado do JPP na Assembleia Legislativa da Madeira Paulo Alves defendeu hoje que o Governo Regional deve adotar medidas de combate ao excesso de peso que crianças e jovens carregam nas mochilas escolares.

O grupo parlamentar do Juntos Pelo Povo (JPP) apresentou hoje no parlamento do arquipélago o projeto de resolução "Medidas para a redução do peso das mochilas escolares", recomendando ao Governo Regional a introdução de medidas preventivas que evitem que as crianças e jovens tenham de carregar às costas, diariamente, pesos superiores a 10% do seu peso corporal.

"O Governo Regional deve tomar medidas preventivas no presente para evitar gastos desnecessários na saúde das crianças no futuro", alertou o partido.

"O peso que as crianças e jovens carregam às costas para a escola, durante períodos longos do dia, traz consequências para a sua saúde e desenvolvimento, devido a um comportamento social e prática escolar excessivamente dependentes da existência de manuais, cadernos e outros materiais, que o aluno tem de ter consigo", refere o projeto de resolução.

O JPP recomenda, por exemplo, que o executivo sensibilize os encarregados de educação (para a necessidade de controlarem o peso das mochilas dos seus educandos) e as escolas, para a adoção de manuais leves e, de preferência, divididos em fascículos.

Incentivar os docentes para o uso das novas tecnologias e introduzir progressivamente suportes digitais na sala de aula são outras propostas do JPP.

Os partidos com assento no parlamento madeirense manifestaram-se favoráveis às medidas.


LUSA