Política

Madeira executa 63% do PRODERAM (áudio)

A Região pagou no último mês de fevereiro mais de um milhão e meio de euros a cerca de meia centena de projetos agrícolas. A maior parte das verbas não ultrapassa os 10 mil euros, sendo destinadas à recuperação do potencial agrícola ou dos muros de suporte. A tendência vai para agricultura biológica de fruteiras e para a iniciativa de jovens agricultores.

A paisagem rural madeirense é composta de pequenas unidades agrícolas familiares, quase até de subsistência. Mas os 50 projetos aprovados no último mês de fevereiro são a prova da vitalidade da agricultura madeirense.

Marco Gonçalves, responsável do Programa Regional de Desenvolvimento Rural da Madeira(PRODERAM) fala em mais de um milhão e meio de euros.

Na maior parte dos casos, os apoios agrícolas não ultrapassam os 10 mil euros, embora os caminhos agrícolas, os tanques de rega, e os projetos florestais possam dobrar este valor. Mas a tendência, como sublinha Marco Gonçalves, vai para a agricultura jovem e biológica.

O programa de desenvolvimento rural da Região tem um compromisso financeiro de 100% e uma taxa de execução que ronda os 63%.

Em termos de números isto significa que dos 207 milhões de euros alocados entre 2015 e 2021, mais de 103 milhões de euros da taxa de execução estão pagos.

A reportagem é do jornalista da Antena 1 Madeira, Pedro Filipe Costa.