Sociedade

A rádio chega a mais pessoas do que outra plataforma de media – Guterres

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Rádio, António Guterres deixou uma mensagem a este meio que é “uma ferramenta poderosa”.

A rádio chega a mais pessoas do que outra plataforma de media – Guterres
O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que “a rádio é uma ferramenta poderosa” e que, mesmo no mundo digital de hoje, “chega a mais pessoas do que qualquer outra plataforma de media.”

António Guterres explicou que este meio “transmite informação vital e chama a atenção para temas importantes.” 

Para o chefe da ONU, a rádio “é uma plataforma pessoal e interativa na qual as pessoas podem transmitir os seus pontos de vista, as suas preocupações e as suas queixas.” Guterres acredita que “a rádio pode criar uma comunidade.”

O secretário-geral destacou também o papel que este meio de comunicação tem para as Nações Unidas, dizendo que, “especialmente nas nossas operações de paz, a rádio é uma forma vital de informar, reunir e capacitar as pessoas afetadas pela guerra.”

O chefe da ONU termina a mensagem com um apelo, pedindo que neste dia se reconheça “o poder da rádio para promover o diálogo, a tolerância e a paz”.

Desde 2012 é comemorado oficialmente no dia 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio.

A data escolhida pela UNESCO para a comemoração coincide com o dia em que em 1946 a Rádio ONU foi estabelecida numa resolução das Nações Unidas. Começou a transmitir desde a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, em onda curta para o resto do mundo.