Sociedade

Assembleia da Madeira quer que linha SRS24 seja reconvertida em linha de Saúde Regional

A Assembleia Legislativa da Madeira recomendou ao Governo Regional que reconverta a atual linha SRS24 na Linha de Saúde Regional 24 para toda a população, segundo uma resolução hoje publicada em Diário da República.

Assembleia da Madeira quer que linha SRS24 seja reconvertida em linha de Saúde Regional

© DR

Lembrando que a linha foi criada por causa da pandemia da covid-19, a Assembleia Legislativa considerou que a SRS24 em "muito contribuiu para a contenção epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira".

"Atendendo à nova realidade resultante desta pandemia, é imperativo que se mantenha este contacto preferencial e se coloque à disposição da população novos meios que permitam auxiliar e proteger a saúde e bem-estar dos cidadãos. Neste sentido, é importante que a linha SRS24 alargue o seu âmbito de atuação para além da ação sobre a covid-19", refere a resolução.

O objetivo da Assembleia legislativa é o acompanhamento dos utentes do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira no seu domicílio em situação de doença, aconselhamento, encaminhamento, esclarecimento e orientação para o nível de cuidados de saúde adequado.

Para o parlamento madeirense, "a prossecução desta linha, independentemente da evolução da pandemia, é crucial para o esclarecimento, aconselhamento e acompanhamento especializado dos cidadãos perante um problema de saúde não emergente".

"A informação, mormente em ambiente de emergência de saúde pública, mas, igualmente, em situações consideradas normais, deve fluir com consistência e celeridade, de maneira precisa, transparente e oportuna, sendo as linhas telefónicas de apoio um veículo para a prossecução desta premissa", concluiu.

C/Lusa