Sociedade

Associação Conversa Amiga instala cacifos para os sem-abrigo no Funchal

A Câmara Municipal do Funchal e a Associação Conversa Amiga (ACA) vão lançar, em breve, na capital madeirense, o projeto Cacifos Solidários, destinado a pessoas em situação de sem-abrigo, foi ontem anunciado.

"Estamos agora na fase de poder viabilizar o projeto no Funchal", afirmou o presidente da ACA, Duarte Paiva, sem contudo indicar o número de cacifos e os locais onde vão ser instalados, dados que serão revelados no decurso da conferência "Estar Sem Abrigo", que se realiza na sexta-feira, 19 de maio.

Duarte Paiva disse, porém, que foram identificadas "dezenas de pessoas" a viver nas ruas da capital madeirense, sendo que os cacifos constituem um ponto de apoio, onde poderão guardar os seus pertences.

O projeto implica também o acompanhamento permanente dos sem-abrigo por uma equipa da Associação Conversa Amiga.

"Este projeto nasceu há quatro anos em Lisboa, como uma experiência da ACA, na sequência de conversas com pessoas em situação de exclusão e solidão", explicou Duarte Paiva, vincando que a capital dispõe já de uma rede de 48 cacifos, sendo previsível estendê-la a 72 ainda este ano.

A Associação Conversa Amiga recebeu, por outro lado, propostas para introduzir o projeto em países como França, Bélgica, Reino Unido e Canadá.

O Projeto Cacifos Solidários é considerado um dos mais inovadores no âmbito do apoio a pessoas sem-abrigo.