Sociedade

Capitania do Porto do Funchal emite aviso de mau tempo para todo o arquipélago até amanhã

O vento e a agitação marítima estão na origem do aviso emitido pelo capitão do Porto do Funchal. O comunicado surge na sequência de uma informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que alerta para o agravamento do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 6h00 desta sexta-feira, dia 19 de maio.

Capitania do Porto do Funchal emite aviso de mau tempo para todo o arquipélago até amanhã
A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de mau tempo para a orla marítima do arquipélago da Madeira devido às previsões de vento forte, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

Este aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às 06:00 de sexta-feira.

O aviso está classificado como sendo de sinal 6 (mau tempo) na escala de Beaufort, que vai de 1 a 9, estando relacionada com o quadrante do vento.

De acordo com o IPMA, o vento pode soprar por vezes com força, podendo atingir entre os 51 a 62 quilómetros/hora de qualquer direção.

"Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", aconselha a autoridade marítima regional.