Sociedade

CMF lança campanha no Dia Internacional da Água

A Câmara Municipal do Funchal deu hoje início, no Dia Internacional da Água, à sua segunda campanha com vista ao consumo de água da torneira no concelho (Vídeo)

© CMF

Sob o mote “Água da Torneira: beba sem moderação”, a Autarquia assinala, assim, esta data, a par de uma semana de atividades educativas dirigida ao público escolar, promovidas pelo Departamento de Educação e Qualidade de Vida e pela Divisão de Água e Saneamento Básico da Autarquia.

O Vice-Presidente Miguel Silva Gouveia considerou tratar-se “do momento ideal para lançar esta campanha, na sequência da sensibilização que temos vindo a fazer a este nível ao longo dos últimos anos, mas igualmente das práticas de excelência implementadas, em termos de salvaguarda da qualidade da água, de promoção da água municipal, de incentivo à poupança, de combate às perdas e de otimização na distribuição. É também no sentido de emprestar visibilidade a esta questão que vamos assinalámos, pela primeira vez, o Dia da Água na Praça do Município.”

A nova campanha municipal terá como símbolo a distribuição de garrafas de água reutilizáveis, que passarão a ser entregues nas várias ações de carácter educativo e desportivo dinamizadas pela Autarquia ao longo deste ano. Com isto a Câmara pretende apelar ao consumo de água da torneira como uma opção mais ecológica, económica e acessível.

Miguel Silva Gouveia acredita que “compete a uma Cidade Educadora como o Funchal promover ativamente a educação ambiental e para a saúde, e a participação de todos os seus habitantes nas boas práticas de desenvolvimento sustentável”.

A Divisão de Águas e Saneamento Básico do Município elaborou para este ano um Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano no Funchal, que contempla 614 análises, num total de 255 pontos de amostragem distintos, de localização confidencial.

Fazendo um balanço encorajador da primeira campanha que a Câmara Municipal do Funchal promoveu com vista ao consumo de água da torneira, que decorreu no ano passado, intitulada “Desta Água, Beberei”, o autarca sublinha que esta é uma das melhores do país: “com base nos valores das amostras de água a nível nacional, e na linha do que tem sido sempre regra, a água canalizada do Funchal encontra-se entre os melhores parâmetros do país”.