Sociedade

Covid-19: Há agora 42 infetados na Madeira

São mais 2 do que ontem. Um dos casos confirmados hoje está na faixa etária dos 10-19 anos. É o doente com Covid-19 mais novo registado até à data na Madeira. O Porto Santo regista o primeiro caso de transmissão local.

Covid-19: Há agora 42 infetados na Madeira

© DR

As autoridades de saúde anunciaram, há minutos, que a Madeira tem 42 casos de Covid-19, mais dois do que ontem. Um dos doentes está na faixa etária dos 10-19 anos e o outro na faixa dos 30-39 anos.

Dos dois casos hoje registados um é importado dos Estados Unidos da América e no outro o contágio aconteceu por transmissão local.

Trinta e oito são residentes e os restantes quatro são cidadãos holandeses.

Está em curso o processo de transferência de 10 doentes dos respetivos domicílios para as unidades hoteleiras requisitadas pelo Governo Regional. Algumas destas pessoas têm desrespeitado repetidamente a quarentena domiciliária obrigatória.


Há agora 16 casos de transmissão local. 
O Porto Santo registou hoje a primeira situação de contágio por transmissão local.

Distribuição de casos por concelho:

42 casos confirmados na Madeira, distribuídos por seis concelhos;

- 18 casos de Covid-19 no Funchal, sendo que um dos infetados é natural do Porto Santo, mas reside na capital madeirense;

- 3 casos confirmados em Santa Cruz;

- 7 casos validados em Câmara de Lobos;

- 1 confirmado na Ribeira Brava;

- 6 casos positivos na Ponta do Sol;

- 1 caso confirmado na Calheta;

- 2 caso no Porto Santo;

- 0 casos em São Vicente;

- 0 casos no Porto Moniz;

- 0 casos em Santana;

- 0 casos em Machico;

Proveniência dos 27 casos importados:

- Holanda (5); Emirados Árabes Unidos (3); Reino Unido (2); Espanha (1); França (1); Portugal [Lisboa e Vale do Tejo] (6); Portugal [Região Norte] (1); Suíça (1); Brasil (2); Emirados Árabes Unidos/Espanha/Portugal [Região Norte] (2) e Austrália (1); Estados Unidos da América (1).

Bruna Gouveia indicou também que 728 pessoas estão em vigilância ativa, acompanhadas uma ou duas vezes por dia pelas autoridades de saúde de cada concelho.

Entre elas estão 6 profissionais de saúde, bem como 235 pessoas que cumprem quarentena nas duas unidades hoteleiras destinadas a esse fim: 31 no Hotel Praia Dourada, no Porto Santo, 96 no resort da Quinta do Lorde e 108 no Hotel Vila Galé.

Em vigilância passiva, nos respetivos domicílios, estão 1699 pessoas.

Nas últimas horas, a linha SRS-24 registou 121 chamadas e, desde 29 de fevereiro, já acumula 4807 contatos telefónicos.