Sociedade

Covid-19: Madeira canaliza 4,4 ME para os portos da Região

O Governo Regional da Madeira vai atribuir um apoio de 4,4 milhões de euros à APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma para o financiamento do défice de exploração resultante da pandemia de Covid-19.

Covid-19: Madeira canaliza 4,4 ME para os portos da Região

© DR

A verba será canalizada através de um contrato-programa e visa cobrir o défice resultante da "perda de receita própria, de forma direta, necessária e involuntária" dos efeitos da pandemia, refere o executivo em comunicado, após reunião do Conselho do Governo.

O governo de coligação PSD/CDS-PP aprovou, por outro lado, as regras de concessão de um apoio extraordinário aos produtores de cereja e ginja das freguesias do Curral das Freiras e do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos, zona oeste da Madeira.

As culturas destes frutos foram "severamente afetadas" devido à baixa taxa de frutificação resultante das temperaturas elevadas ocorridas durante o último inverno.

O executivo, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, autorizou também a atribuição de um apoio extraordinário a todas as empresas do setor da transformação da cana-de-açúcar que operam no arquipélago até ao máximo de 0,01 euros por quilo.

Foi ainda aprovado um contrato-programa com a IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, no valor de 1,3 milhões de euros, para a aquisição, construção, reabilitação e infraestruturação de fogos destinados a agregados familiares cujas habitações foram destruídas nos incêndios que afetaram a região em agosto de 2016.

C/Lusa