Sociedade

Donativo de papa Francisco viabiliza a nova casa do Banco de Leite em São Tomé

A Associação Amparo da Criança - Banco de Leite de São Tomé e Príncipe anunciou hoje que angariou o montante necessário para o pagamento da sua casa, através de donativos, entre os quais 30.000 euros do papa Francisco.

Donativo de papa Francisco viabiliza a nova casa do Banco de Leite em São Tomé

© DR

Em comunicado, o grande dinamizador do projeto, criado há 12 anos, o frei Fernando Ventura, indicou que os 317.000 euros necessários para o pagamento do edifício foram angariados.

A este propósito, disse que desde que a guerra na Ucrânia começou que “os donativos para o Banco de Leite têm sido pouquíssimos”.

“Tínhamos ainda 26.000 euros em dívida para com a empresa construtora”, mas “graças a um donativo de 30.000 euros do papa Francisco”, que chegou através da Elimosineria Apostólica, esse montante foi obtido, mais “4.000 euros para tratar dos móveis e dos equipamentos, aos quais se juntaram já mais 2.500”.

O frei Fernando Ventura disse ainda que dispõem de 6.500 euros para equipar a enfermaria, que conta com seis camas hospitalares oferecidas pelo Hospital de Santo António, no Porto, o gabinete médico e de enfermagem, a capela, a sala de jantar e de convívio, a cozinha, a lavandaria e sete quartos.

A obra da casa ficará concluída em agosto e o frei Fernando Ventura gostaria de inaugurar a estrutura devidamente equipada no início de 2023.

O religioso adiantou que a organização dispõe atualmente de verbas para a compra e envio de leite, papas e consumíveis para as crianças e os idosos para os próximos três a quatro meses.

A associação Amparo da Criança tem por finalidade contribuir para dar uma resposta ao problema da carência alimentar e escassez de recursos no âmbito infantil.

Lusa