Sociedade

Em Portugal há 4 mortes por suicídio por dia

I Jornadas de Prevenção do Suicídio começaram hoje na Madeira

Em Portugal há 4 mortes por suicídio por dia

© DR

Todos os dias morrem em Portugal quatro pessoas vítimas de suicídio. Uma problemática pouco conhecida na Região e que carece de estudo e investigação.

Decorrem entre hoje e amanhã no Funchal as I Jornadas de Prevenção do Suicídio, organizadas pelo serviço de saúde regional. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde.

Hoje decorreram palestras no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a fim de debater diversos temas relacionados com a temática, com o objetivo de sensibilizar os profissionais e público em geral para a problemática do suicídio. Amanhã, no Centro de Formação e Investigação do SESARAM, no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, estão programados dois workshops: "Avaliação do Risco e Intervenção em Crise no Paciente Suicida", dirigido aos técnicos de saúde e “Efeito Papageno: A importância do papel do jornalista na prevenção do suicídio”, dirigido aos jornalistas.

O acesso às Jornadas e aos Workshops é livre, mediante inscrição no portal do SESARAM ou, em alternativa, nas instalações da Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça.