Sociedade

Funchal aplica desconto de 50% nos consumos de água

A Câmara Municipal do Funchal vai aplicar um desconto de 50% nos consumos de água e resíduos relativos ao mês de março, mas apela ao uso responsável.

Funchal aplica desconto de 50% nos consumos de água
Em comunicado de imprensa, a Câmara Municipal do Funchal informa que esta medida produzirá “efeitos nas faturas que os consumidores vão receber em maio ou junho, uma vez que os consumos mensais são contabilizados ao fim de 60 dias”.

A autarquia solicita ainda que todos os funchalenses comuniquem “a leitura do seu contador na data recomendada na última fatura que receberam”, através do site http://www.cm-funchal.pt/pt/servicos-online/leitura-do-contador-da-%C3%A1gua.html ou número de telefone 291 211 000.

Tendo em conta que haverá mais pessoas em casa, devido à pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal do Funchal apela a uma utilização responsável da água nas próximas semanas.

De modo a assegurar a sustentabilidade e a capacidade de resposta da rede, a autarquia recomenda a toda a população que siga alguns comportamentos, nomeadamente:

  • Desligar a torneira ao ensaboar-se no chuveiro, ao lavar os dentes ou ao lavar a loiça;
  • Usar as máquinas de lavar apenas quando estiverem cheias;
  • Não lavar a loiça peça a peça, mas sim juntá-la e lavá-la uma ou duas vezes por dia, utilizando a mínima quantidade de detergente possível, o que vai diminuir a quantidade de água necessária para enxaguar a loiça;
  • Evitar o uso de mangueira no quintal, limpando os pavimentos exteriores a seco, por exemplo, ao varrer;
  • Regar o jardim de manhã cedo ou ao início da noite, quando a evaporação é menor.