Sociedade

Gonçalves Zarco medalhada nas Olimpíadas de Física

A escola participou na eliminatória regional das Olimpíadas de Física, tendo obtido bons resultados.

Gonçalves Zarco medalhada nas Olimpíadas de Física

© RTP-M

A prova realizou-se em 10 de abril deste ano excecionalmente via internet, tendo contado com a participação de diversas escolas. A Sociedade Portuguesa de Física criou provas teóricas adaptadas à situação, de certo modo individualizadas e com ordens de resolução diferentes para evitar fraudes.

Nas Olimpíadas de Física existem apenas dois escalões, o A (9.º ano) e o B (11.º ano). No escalão A, a nossa escola obteve a medalha de bronze, por intermédio da equipa constituída por Jéssica Carina Vieira Caires (9.º1), Juan Diego da Silva Mendes (9.º2) e João Diogo Sá Gomes (9.º5). Na prova de nono ano era considerada a melhor resposta dos três membros da equipa.

No escalão B, participaram os alunos Hugo Henrique Andrade Pestana, Luís Bernardo Dávila Mendes e Renato Gabriel Silva Pêssego, do 11.º1. Obteve a medalha de bronze, o Luís Bernardo Dávila Mendes, tendo com este resultado sido apurado para a final nacional que se vai realizar a 5 de junho na UMA (para os alunos apurados da RAM). Nessa altura serão distribuídos os certificados e as medalhas agora obtidos.

Os seis alunos foram apurados para a final regional depois de terem sido os vencedores numa eliminatória (com provas teóricas on-line) que decorreram respetivamente, nos dias 15 (9.ºano) e 19 (11.ºano) de março e que foi aberta a todos os alunos de 9.º e 11.º ano (de Ciências Exatas). O organizador desta atividade foi o professor António Augusto Pinto, o qual procedeu à preparação on-line dos alunos.

C/Lusa