Sociedade

Governo avança com requalificação do Bairro da Palmeira

Mais de 300 famílias vão beneficiar deste investimento que vai custar cerca de 5 milhões de euros.

Governo avança com requalificação do Bairro da Palmeira

© GRM

Começou esta segunda-feira a intervenção de fundo no Bairro da Palmeira, em Câmara de Lobos.

Nesta primeira fase, que se encontra agora no terreno, está prevista a construção e consolidação de muros de suporte dos espaços exteriores, seguindo-se a reabilitação das fachadas, coberturas e acessos comuns dos edifícios, a beneficiação de edifícios não habitacionais de apoio social e a reabilitação dos espaços exteriores.

O denominado ‘Projeto Integrado de Regeneração do Bairro da Palmeira’ está orçado em mais de 5 milhões de euros (3,5 milhões para execução em 2018), sendo parte deste investimento assegurado pelo FEDER, através do Programa Operacional Intervir +.

Nesta primeira fase, a Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM, EPERAM) pretende corrigir deformações existentes em muros de suporte dos espaços exteriores.

As obras incluem, em alguns casos, a demolição de muros e posterior substituição - situações de elevada deformação e ou deterioração - e, em outros casos, intervenção ao nível da manutenção, implicando soluções ao nível da drenagem e tratamento de maior ou menor profundidade do betão.

A primeira fase tem um prazo de execução de seis meses, estando a sua conclusão prevista para dezembro de 2018.

A reabilitação das fachadas, coberturas e acessos comuns dos edifícios, assim como a beneficiação de edifícios não habitacionais de apoio social e a reabilitação dos espaços exteriores arrancam no decorrer do presente ano.