Sociedade

Investigadores da UMa publicam em jornal internacional

Uma equipa de investigação do Polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear na Universidade da Madeira (IPFN-UMa) viu recentemente publicado um artigo tutorial numa revista científica internacional- Journal of Applied Physics - publicada pelo American Institute of Physics (Estados Unidos).

Investigadores da UMa publicam em jornal internacional

© DR

O artigo tutorial intitula-se “A practical guide to modeling low-current quasi-stationary gas discharges: Eigenvalue, stationary, and time-dependent solvers” e é assinado por Mikhail Benilov, Pedro Almeida, Nuno Ferreira e Rui Almeida.

Este tutorial incide essencialmente sobre a modelação de descargas de baixa corrente quase estacionárias, incluindo as descargas elétricas de Townsend e corona. O objetivo é desenvolver uma abordagem integrada adequada para o cálculo de toda a gama de existência de uma descarga quase-estacionária desde o seu início até uma transição não estacionária para outra forma de descarga, tal como uma transição da descarga de Townsend para uma descarga luminiscente normal ou uma transição da descarga corona a streamer. Esta tarefa inclui três etapas. 

A Journal of Applied Physics é uma importante revista científica internacional que publica artigos completos, métodos novos ou significativamente melhorados e tutoriais educacionais. Os tópicos abordados são diversos e refletem a investigação mais atual sobre a física aplicada.

Os tutoriais publicados pela Journal of Applied Physics são escritos por especialistas de reconhecido mérito e têm como objetivo principal moldar a nova geração de investigadores em física aplicada e apoiar os interessados em técnicas específicas e/ou em aperfeiçoar as suas
competências em determinadas áreas da física aplicada.