Sociedade

ISAL debate projetos pedagógicos na Croácia

Ao longo desta semana, o ISAL - Instituto Superior de Administração e Línguas conta com uma equipa de representantes na Croácia, com o intuito de debater projetos futuros que solucionem os desafios sociais emergentes nesta nova era digital.

ISAL debate projetos pedagógicos na Croácia
A universidade, Bjelovar University of Applied Sciences, é parceira no projeto INCLUDE (Intercultural Communication and Linguistic Upgrade in a Digital Environment) em conjunto com a Aristotle University of Thessaloniki, na Grécia.

O projeto visa desenvolver as capacidades comunicativas e linguísticas dos estudantes de Ensino Superior, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho global, cada vez mais competitivo e digital. Deste projeto irá resultar um e-book redigido em quatro línguas (português, inglês, croata e grego), disponível numa plataforma de acesso aberto. Este livro em suporte digital irá conter linhas de orientação para fácil implementação por qualquer Instituição de Ensino Superior a nível mundial.

Ao longo desta semana, as instituições parceiras reúnem-se para analisar a evolução do projeto em curso e avançar para a publicação de um artigo científico, que tem por base um levantamento de necessidades de empresas, docentes e discentes locais, realizado no passado mês de setembro. Este estudo irá focar-se nas perceções deste público-alvo sobre a importância das experiências internacionais durante o período de estudos, o seu contexto multicultural e interdisciplinar e o contributo destas experiências para aprimorar as suas competências linguísticas. Os resultados deste trabalho de investigação serão apresentados em conferência internacional no próximo ano.

Nesta visita à Croácia, o ISAL pretende reforçar esta parceria com a submissão de um novo projeto, no âmbito do Programa Erasmus+ KA2, cuja ideia principal será potenciar a transformação de ideias inovadoras em projetos viáveis e concretizáveis.

Nestas atividades de âmbito internacional, o ISAL reforça a sua cooperação externa e prossegue a sua busca pelo constante aperfeiçoamento da sua atividade nos domínios da investigação, do ensino e da formação permanente em gestão e turismo, em ligação direta e dinâmica com as empresas e demais organizações.