Sociedade

Lobo-marinho continua a banhos no Porto Santo

Instituto das Florestas e Conservação da Natureza reforça apelo para o respeito do perímetro de segurança delimitado para o animal selvagem

Lobo-marinho continua a banhos no Porto Santo

© IFCN

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) confirmou hoje numa nota publicada na página oficial de facebook, que a jovem fêmea de lobo-marinho continua a banhos pelo Porto Santo, “uma situação pouco comum uma vez que os avistamentos destes animais nesta ilha são muito esporádicos”. O animal descansa durante o dia na praia e à noite sai para o mar muito provavelmente para se alimentar, “o que indica que está bem” informa o IFCN.

Para garantir o bem-estar deste lobo-marinho está a ser feita a monitorização para ir avaliando a necessidade ou não de intervir. Para já, o plano dos vigilantes do IFCN é deixar que a jovem fêmea recupere da longa viagem desde as Desertas, para que possa depois seguir o seu rumo que muito certamente serão as Ilhas Desertas e Madeira. Se tal não acontecer, depois de recuperada o que poderá levar algumas semanas, então os vigilantes deverão dar uma ajuda e devolver o animal ao local de nascimento – as Ilhas Desertas.

Por enquanto o IFCN reforça o apelo “todos podemos colaborar na sua recuperação dando-lhe espaço, evitando fazer barulho e não levando quaisquer animais domésticos para o local onde ela está”.