Sociedade

Madeira reforça em 2,6 ME verbas para as associações de bombeiros

O Governo da Madeira vai reforçar em 2,6 milhões de euros as verbas para as associações de bombeiros do arquipélago, anunciou hoje o presidente do executivo regional

© DR

Miguel Albuquerque fez esta revelação durante as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que decorreram na Praça do Povo, no Funchal, tendo aproveitado a ocasião para anunciar que o Governo Regional irá, até ao final do mandato, abrir concursos para a aquisição de novas viaturas pesadas de combate a incêndios destinadas às corporações de bombeiros da região.

"Vamos fazer este ano um reforço das verbas para as associações de bombeiros, que passou já para cerca de 2,6 milhões de euros", disse.

"Nós neste momento, no âmbito do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), vamos dar continuidade à última fase, vamos distribuir mais viaturas pesadas de combate a incêndios pelas corporações", acrescentou.

Miguel Albuquerque salientou ainda que a Madeira está hoje melhor apetrechada em termos de meios, recursos humanos, formação, articulação entre o Serviço Regional de Proteção Civil e forças de segurança, para enfrentar catástrofes naturais ou humanas.

Na região, a efeméride foi assinalada com uma exposição de meios do Serviço Regional de Proteção Civil, na Praça do Povo, envolvendo os diversos agentes, designadamente bombeiros, PSP, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa, EMIR (Equipa Médica de Intervenção Rápida), SANAS (Associação Madeirense para Socorro no Mar), Marinha e Exército.

A par da exposição estática de meios, que visa evidenciar a capacidade operacional existente na região, o programa contemplou várias demonstrações e exercícios.

Segundo o Governo Regional, o programa e respetivas ações têm por objetivo fomentar e sensibilizar a população para uma cultura de proteção, prevenção e socorro como agentes de proteção civil.


c/LUSA