Sociedade

Palácio de São Lourenço aberto ao público há 25 anos

O Palácio de São Lourenço assinala, esta terça-feira, os 25 anos da sua abertura ao público, com um programa que destaca o percurso deste emblemático monumento, situado no centro histórico do Funchal, foi hoje anunciado.

Palácio de São Lourenço aberto ao público há 25 anos

© DR

Neste espaço existe uma fortaleza, que começou a ser construída na primeira metade do século XVI e foi finalizada na dinastia Filipina, e construção palaciana, que tem salões do último quartel do século XVIII e jardins interiores.

Neste monumento estão instalados o Comando da Zona Militar da Madeira e a residência oficial do representante da República, tendo nele ficado detidos, após o 25 de Abril, o Presidente da República Américo Thomaz e o chefe do Conselho de Estado Marcelo Caetano, antes de irem para o exílio no Brasil.

O programa comemorativo da sua abertura ao público, porque também dispõe de um núcleo museológico da história militar da região, inclui a atuação do Clube de Danças Históricas e Antigas, coordenado pela professora Irina Cherednik. Esta é uma iniciativa limitada em termos de lotação devido à pandemia.

C/Lusa