Sociedade

Primeiras vacinas da parceria global Covax devem chegar a África em março

As primeiras doses da vacina da covid-19 provenientes da parceria global Covax deverão chegar a África em março, disse hoje, em conferência de imprensa, a diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Matshidiso Moeti.

Primeiras vacinas da parceria global Covax devem chegar a África em março

© DR

"É lamentável que até agora a distribuição de vacinas tenha sido injusta, mas este é um empreendimento massivo e leva tempo. A parceria Covax visa fornecer cerca de 600 milhões de doses para África em 2021", disse, adiantando que aguarda uma maior distribuição de doses até junho num continente com 1,3 mil milhões de pessoas.

O anúncio da OMS surge um dia depois de o presidente em exercício da União Africana, o chefe de estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ter anunciado a reserva de 270 milhões de doses das vacinas da Pfizer, Johnson & Johnson e AstraZeneca através do Serum Institute da Índia.

Espera-se que as doses sejam atribuídas aos países com base na dimensão da população e na gravidade do surto, sendo os trabalhadores da saúde considerados de máxima prioridade depois de milhares de pessoas terem sido infetadas.

O continente africano enfrenta a segunda vaga da pandemia e regista atualmente cerca de 30.000 novos casos de vírus por dia.

C/LUSA