Sociedade

Professores estão a ser pagos pelo descongelamento da carreira de forma faseada

O Secretário Regional da Educação diz que o balanço do ano escolar na Madeira é positivo e que a relação com os professores está estabilizada, até porque 94% dos professores têm vínculo com a Secretaria.

Áudio: Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação | Antena 1 Madeira © GRM

Um sistema que está confortável, como diz Jorge Carvalho, embora o Sindicato dos Professores reclame o pagamento do tempo de descongelamento da carreira, verba que já foi aprovada desde o início do ano, mas que não chegou à conta de alguns docentes.

Ora, o titular da pasta, esta manhã na Ribeira Brava, garantiu que os professores estão a ser pagos relativamente à recuperação do tempo de serviço, que segundo a legislação aprovada será uma recuperação integral na Região.

Jorge Carvalho explicou que o pagamento depende do tempo de serviço e do período do mês, não sendo desta forma todos pagos na mesma altura.

O Secretário Regional da Educação que ainda reagiu a mais uma critica do Sindicato, que desafiou a Secretaria a colocar os professores até ao final do mês de agosto. O secretário da tutela diz que isso não é possível porque há professores que só terminam o contrato precisamente a 31 de agosto.

Jorge Carvalho falava à margem da entrega de certificados aos cerca de 80 alunos da Universidade Sénior da Ribeira Brava.