Sociedade

Profissionais do turismo recebem formação em Suporte Básico de Vida

No âmbito do Dia Mundial da Anestesiologia, o Serviço de Anestesiologia na continuidade das múltiplas ações do serviço no âmbito da cidadania, com o lema "Anestesiologia e Cidadania", realizou uma formação em Suporte Básico de Vida dirigida a 48 profissionais da área do turismo.

Profissionais do turismo recebem formação em Suporte Básico de Vida

© DR

O Diretor de Serviço de Anestesiologia, Eugénio Mendonça, ressalvou a importância que este tipo de formação permite a quem diariamente lida com os turistas na região, permitindo que esta ação seja potenciadora de uma mais-valia perante situações em que seja necessária uma intervenção de suporte básico de vida.

O Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, reconheceu que a área da saúde tem tido um papel fundamental na afirmação da Madeira como destino seguro.

Nota partilhada pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, afirmando que é objectivo da região manter-se como segura, saudável e sustentável.

A Presidente do Conselho de Administração, Rafaela Fernandes, reconheceu que há uma conjugação de interesses entre o Turismo e a Saúde na afirmação do destino.

Para a Coordenadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, Regina Rodrigues, esta acção reflecte a aposta que o centro pretende ter enquanto difusor de conhecimento através de treino com recurso a simulação,

Nesta acção de suporte básico de vida os formandos forma colocados em cenários do seu quotidiano profissional e treinaram os algoritmos de reanimação de suporte básico de vida, posição lateral de segurança e desobstrução da via aérea.

O início precoce básico aumenta a exponencialmente a sobrevida das vítimas de paragem cardio respiratória pelo que a criação de estratégias de ensino par capacitar o maior número de pessoas em técnicas de reanimação é fundamental. Os profissionais da área do turismo são, pela inerência as suas funções, uma população alvo importante para o domínio destas técnicas.

Esta acção decorreu no Centro de Simulação Clínica da Madeira para profissionais da área do turismo: guia intérprete, guia montanha, guia mar, motoristas e técnicos de turismo.