Sociedade

Rua Fernão de Ornelas reabriu hoje após requalificação

(Vídeo)

© CMF

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, presidiu hoje à reabertura da Rua Dr. Fernão de Ornelas, uma das principais artérias comerciais da cidade, após a sua requalificação urbanística, dizendo que ganhou "uma nova vida".

Na ocasião foi igualmente descerrado um busto em honra a Fernão de Ornelas, numa cerimónia que contou com a presença do neto do antigo presidente de Câmara como convidado de honra.

"Este é também um dia feliz para homenagear aquele que foi um homem visionário, responsável pelo Plano de Urbanização do Funchal, abrindo portas a um Funchal moderno. Em honra do seu legado e memória, descerrámos hoje o busto do Dr. Fernão de Ornelas, uma belíssima obra do artista Emanuel Santos que vem eternizar aquele que foi o seu contributo para a cidade do Funchal", disse o autarca.

Paulo Cafôfo destacou, em relação à intervenção na Rua Dr. Fernão de Ornelas, "uma nova rede de água e saneamento, bem como a sua total requalificação urbanística".

"Encerrámos a rua ao trânsito e devolvemos a rua à população, benéfica quer do ponto de vista do desenvolvimento local, quer na sua dinâmica comercial", observou.

O autarca, eleito por uma coligação liderada pelo PS e também candidato às eleições regionais de setembro na Madeira, considerou que nesta rua se projeta o futuro do Funchal: “Uma cidade mais acessível e com maior mobilidade urbana, com uma nova imagem, mais segura e mais confortável, valorizando aquele que é o seu património. Uma cidade com melhor qualidade de vida para quem aqui vive, mas também atrativa para os turistas".



LUSA